quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Crônica no Tribuna Lagoana

Gota a Gota


É... Bem sei que nos acostumamos com muita coisa, mas não devíamos.

Não faz nem um mês e estávamos reclamando da sauna excessiva pela qual a cidade passava. Tirávamos as roupas mais frouxas e agradáveis para combinar com o bafo do tempo. O próprio sol se esgotava de tanto fazer calor. Todo dia a mesma coisa, era dar um passo na calçada para descer uma gota de suor, incômoda, pelos poros. E isso durou... E a gente se acostumou.

Dias a mais, poucos, para nos tirar da piscina e guardar nosso bloqueador solar, veio a mudança, um tanto quanto repentina: Chuva! Mas não foi dessas garoas refrescantes. Foi temporal. Consequentemente, tudo mudou. Comecei a notar a alteração climática da seguinte forma: estava andando pela rua quando um bando de pássaros saiu, aos montes, das árvores.

Mansinho e discreto começou a pingar, gota a gota, como se estivesse no fim, a esgotar. Logo depois, vazou das nuvens aquela cachoeira, as nuvens abriram a torneira ao máximo. E se segura! Não perdoou ninguém. Para quem não tinha lavado o mofo da alma, foi a oportunidade. A cidade, em minutos, fez-se água, somente apontando um prédio ou uma árvore mais girafa para sabermos que ali existe uma calçada.

Chuva, para mim, é alegria para arco-íris, assim ele se faz aparecer. Convenhamos, quem gosta de chuva? A mãe Natureza com suas plantinhas e a horta do Manoel no meio da Caatinga agradecem. Interessante pensar, porque sempre se coloca em filmes de terror ou em momentos de tensão e suspense o início de uma chuva. Chuva apavora. Espanta penteado. Apressa o passo. Chuva dá é medo!

E mais, como não se assustar com seus companheiros: o raio e o trovão. Um sempre anunciando o outro: um segue riscando o espaço com seu clarão, como se estendesse um tapete no céu, para dar voz ao estrondo. E nós, aqui, recolhidos, carregando a mesma frase de desespero: “Aí vem chuva das brabas

Eu, por sinal, não gosto de chuva, apesar de saber dos seus benefícios. Sei também que o seu excesso é devastador. A chuva lambe tudo, mas sempre deixa um rastro d’água, como se dissesse: “Passei aqui!”. Quantas vezes não vemos os vários desabrigados, flutuando sobre um móvel, parecendo marujos sem aventura nos olhos, inocentes, tentando lutar contra a fúria das águas, inutilmente.

O pior é sair em períodos assim, chuvosos. Eu, como não me ajeito com a tal chuva, não levo medo no corpo, eu enfrento-a sem proteção, guardo a chuva nos ombros, e caso ela me pese ou molhe demais, ponho-a no bolso, junto com a chave de casa. O problema não é só ensopar, o perigo vem também com as inúmeras sombrinhas que ziguezagueiam, dominando as calçadas. Umas, como sempre, mais maldosas, tentando acertar um olho distraído, ou obrigando você a afundar numa poça.

Acho engraçado este desfilar de sombrinhas, cada uma no seu estilo: colorida, xadrez, clássica. E tem também aquelas capengas, toda quebrada, que o dono não larga mesmo, fica desviando dos pingos numa proteção mal armada. Eu, por falta de costume, já perdi as contas de quantos guarda-chuvas deixei órfão. Porém, a chuva também deixa muita gente órfã. Quando a tristeza no céu é tamanha, haja lenço para secar tanto chororô aqui embaixo.

Queira ou não, chover se faz necessário. Bom mesmo é a vontade que a chuva nos traz de ficar deitadinhos em casa, vendo um filme que nos distraia, com uma companhia para nos fazer cafuné. Quem dera pudéssemos, quando chovesse, ficar sempre assim. Mas, chuva é chuva: refresca, limpa, dá vida e afoga. Ela faz parte de um ciclo.

A gente não devia, mas acabamos nos acostumando com tudo. E como percebo que o fim de semana será chuvoso, ficarei em casa, confortavelmente deitado, vendo a chuva lá fora, trancada. Deixo-a lá, batendo nas coisas. Não a deixarei entrar.

Não digo que estou me acostumando com a chuva, mas, estou gostando de me acostumar, em tempos assim, de abrir um bom livro, com o som das gotas na janela, e sentir, gota a gota, o mistério de cada palavra.

Gosto de me desaguar num livro.

(VFM)

6 comentários:

  1. Oi Vini,
    Quando temos sensibilidade, as coisas simples e belas da vida nos remete a pensar até no que nos incomodam com romantismo.
    Parabéns pelas suas conquistas.
    Torço por você e acredito no seu sucesso!

    ResponderExcluir
  2. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE:
    VINICIUS


    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CABALLO, LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  3. lirismo e sensibilidade! Belíssimo texto. Se me der licença, gostaria de levá-lo para as minhas aulas. permite?
    Parabéns pelo imenso talento!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nair! Não tem problema utilizar meu texto, mas como descobriu meu blog? Você dá aulas aonde, para que série, etc. Passe seu contato. E obrigado pelo elogio.

    ResponderExcluir
  5. Gracias, José! Pero, como descobriste mi blog? Adorable poemeto.

    ResponderExcluir