sexta-feira, 23 de março de 2012

Crônica Mineira 2


Eta! Eta! Eta! Voltamos pra Minas. Manchete do dia pra matar a saudade do ex: “Ministério Público investiga repasses a rádio ligada a Aécio”. O ex-governador ainda quer que toque a música preferida dele, ora, ora, ora! “Em vez de você ficar pensando nele, pensa em mim, chore por mim, liga pra mim, não, não liga pra ele”. Saiu do governo mas tá sempre por perto. Diz que Aécio virou pro Sarney e falou: “O futuro de Minas, sô yo! To aprendendo com o sinhô”. Dizem que na porta do gabinete do senador está escrito: Goiabada: R$5, Queijo Minas: R$20, Propaganda de Queijo na rádio: Não tem preço! Rárárárá! Passa o cartão então!

E a Rádio do Aécio não é de direita não, diz que ela na próxima edição vai transmitir a banda mole. O nome: rádio Arco-Íris. É pura purpurina e só dá bafão! A rádio colorida tucanês. O slogan: “Rádio Arco-Íris, não é pra qualquer bico não! Uí!” E o veículo comunicador do senador transmite em BH a rádio Jovem Pan! Hummm. Tem que ser jovem e forte como o deus Pã. Assim diz a mitologia: “Pã era temido por todos aqueles que necessitavam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, daí o nome Pânico!” A rádio do Aécio amedronta a população e espanta jornalista. Tai, o tema da próxima banda mole é Pã! Tenho Pã-nico do Aécio!

Fiquei sabendo que um ouvinte ligou pra a rádio pedindo uma música: “Quero pedir a música Vermelho, da Fafá de Belém: “Vermelhou o curral, a ideologia do folclore avermelhou! Vermelhou a paixão, o fogo de artifício da vitória vermelhou”. Não deixaram tocar, era muito petista e o PSDB não anda ganhando nada. Fiquei sabendo que na fachada da rádio Arco-Íris não tem a cor vermelha: eles têm medo de que o Lula vá lá ou que o MST vá visitar.

Maravilha é chegar de avião em BH, aí você vê a paisagem, o pasto..., a Cidade Administrativa de Minas Gerais, vulga CAMG, ou podemos dizer CAMGuiço. Ali tá que tá na pitimba. Ou, CAMGaço, BH não tem sertão, então Niemeyer fez. Tem que correr muito chão, segunda casa de Lampião. Ou, CAMGuru, pra chegar ali é, como dizem os mineiros, "é pertim, num pulim só”. Funcionário que vai pra lá já leva mala pronta pra aproveitar a viagem. Sai e vai pro aeroporto. No guichê pergunta: “Pra Praça sete, por favor”. A única prisão projetada por Niemeyer! O lema lá é: Se funcionário público não quer trabalhar, então bota lá. Pelo menos é mais bonito que o presídio de Neves rárárá! Aécio não contava com essa.

Outra notícia mineira: “Mais de seis toneladas de queijo ricota são apreendidas no Sul de Minas”. Ixi! Agora a coisa coalhou. Tem gente até contrabandeando queijo alternativo com publicidade genérica: “Para matar seu desejo, não temos queijo, mas tem tofu” Tofudido sem queijo! Em Minas dizem que galo antes de cantar gargareja uma pinga. E o Aécio vive pedindo colírio em Brasília: “Aqui tem muita poeira, então pinga aqui, pinga!”. E o Hit da rádio Arco-Íris: “E nessa casa tem goteira, pinga nimim, pinga nimim”.

Pode ficar tranquilo que na Copa vai ter bebida. Mas tem dona de casa que anda falando que na copa da casa dela não entra bebida não. Conflito na casa da dona Maria tá igual na casa da Dilma, em Brasília. Todo mundo já de porre, e tem sempre um esquecendo o que votou. Vamos que vamos que o dia está curto e a promessa é grande. Eu volto amanhã com meu voto no cabresto. Foi-fui.


(VFM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário