terça-feira, 3 de março de 2015

PORQUE A GENTE SABE


Porque a gente sabe quando dentro do pantanoso peito alguma coisa se desvencilha e vence o inatingível.
Porque a gente sabe quando e como um sorriso se estrutura, e começamos assim nossa perdição desenfreada de sorrir ao mundo bronco e abstinente.
Porque a gente sabe quando os olhos estão intensos e as mãos seguramente tomam possa da vindima. Levamos à boca o fim da ausência, o perecível, o copo genuíno do amor.
Porque a gente sabe quando a alma teatralmente nos ensina os salamaleques das noites deitadas num poema. Vamos meios tortos, mas com aquela sensaçãozinha que as coisas vão dar certo e não precisa de ato final para nos aplaudir.
Porque a gente sabe - sabe talvez nada, porra nenhuma - que vale também os desajustes para sobreviver. Por isso é bom ouvir boa música,tocar espinhos, sentir saudade, dúvidas, vento, ler a esplêndida violência do sol, se culpar, se desculpar e encher a cara de sorrisos e lágrimas.
Porque a gente sabe que é bom pacificar sentimentos e transbordá-los num abraço. É preciso coragem. Até enviar sinal de socorro para ser resgatado por amigos enluarados que conseguem ler no seu rosto a carta sem endereço.
Porque a gente sabe - cá entre nós - quando devemos seguir em frente e deixar pra trás o branco insosso de uma tapioca, dos erros, dos descaminhos. Não nos acostumamos com tudo, mas acostumamos a viver.
Porque a gente sabe quando tudo que temos que passar e viver é atrás desse lugar-comum: a felicidade. Vamos muitas vezes nos frustrar, porém é um pouco de cuidar de si, de cuidar das urgências, do coração e espírito. Afinal, a vida é um coelho na cartola: é mágica e realidade; é ilusão e tentativas, é se aventurar por abismos.
Porque a gente sabe que o que marca profundamente também dilacera e vice-versa. E paciência. Há de chegar o momento e o momento sempre é o agora para dizer e calar, calar e fazer.
Porque a gente sabe que entre letras, que entre palavras e frases há o silêncio. Há, além de tudo, o que vamos ainda fazer acontecer.


(VFM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário